A Prefeitura de São Raimundo Nonato está intensificando as ações educativas de conscientização e combate à poluição sonora e visual no município. A iniciativa é desenvolvida através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Polícia Militar, Departamento de Trânsito, Comissão Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) e Ouvidoria Municipal.
Na atividade educativa, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, no centro comercial da cidade, agentes da SEMA e do policiamento ambiental atuaram na orientação dos condutores de carros e motos, enfatizando junto aos motoristas de carro de som o respeito à legislação vigente no que se refere aos níveis de decibéis permitidos e sobre os transtornos ocasionados pela poluição sonora.
A emissão de sons e ruídos decorrentes de qualquer atividade desenvolvida no município de São Raimundo Nonato deve obedecer aos padrões estabelecidos legalmente, objetivando garantir a saúde, a segurança, o sossego e o bem-estar público. “A nossa ação hoje é uma abordagem orientativa e educativa. Estamos com a Ouvidoria fazendo um levantamento de sugestões para que possamos estar intensificando essa campanha”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Carla.
Lia Nascimento (da Comissão Independente de Policiamento Ambiental) e Ana Carla, Secretária de Meio Ambiente do Munic. de São Raimundo Nonato)
“Já fazemos esse trabalho, principalmente na parte de repressão aos finais de semana, já temos uma operação chamada ‘Silêncio e Paz’, visando justamente combater a poluição sonora e a perturbação do sossego, que é um crime e que afetando não só vida das pessoas, mas também dos animais”, acrescenta Lia Nascimento, da Comissão Independente de Policiamento Ambiental.
Na oportunidade, a SEMA também reforçou as orientações sobre as normas de licenciamento ambiental para a colocação de anúncios, evitando a instalação de propagandas irregulares que prejudicam o trânsito, a paisagem urbana, os monumentos históricos ou que contenham incorreções de linguagem.
As ações seguem de forma contínua no município e, além do viés educativo, têm a função de fiscalização e controle do sossego e preservação do bem-estar social. “Quanto à poluição visual, estamos orientando comerciantes e a população em geral, informando sobre a importância do licenciamento ambiental, por meio da CADAM (Comissão de Avaliação de Desempenho Ambiental) e da Prefeitura Municipal”, conclui Ana Carla.
Comentários: